RESENHAS

CONFIRA TODAS AS RESENHAS POSTADAS POR VÁRIOS BLOGS LITERÁRIOS:


Autor: Márcia de Oliveira
Editora: Baraúna
Gênero: Ficção, romance, aventura e humor.
Páginas: 364
ISBN: 9788579232916
Formato: 14x21
Ano: 2011


LINKS:




Autor: Márcia de Oliveira
Editora: Baraúna
Gênero: Ficção, romance, aventura e humor.
Páginas: 394
ISBN: 9788579235269
Formato: 14x21
Ano: 2012



LINKS:

http://verbologiapink.blogspot.com.br/2012/08/o-hibrido-o-preco-de-um-veredicto.html
http://www.minhavidaliteraria.com.br/2012/08/resenha-o-hibrido-o-preco-de-um.html#more
http://www.restaurantedamente.com/2012/09/livros-o-hibrido.html#more



Ou,

Se você estiver sem tempo, sem paciência, sem velocidade de conexão na internet e não gosta de esperar,
basta ler abaixo as resenhas que eu copiei dos blogs e colei aqui:


RESENHA do BLOG: RESTAURANTE DA MENTE - 06/07/2011

 

Por Matheus Ribeiro 


 “Merece uma estrela da distinção por ser considerada uma obra bem redigida e de bom ritmo”. (Revisor da Mesa do Editor).
O revisor da mesa do editor resumiu tudo o que penso desse livro em uma única frase. Apesar de você lê a sinopse e pensar que o livro poderá lhe fazer dormir, mas não! Não tem coisa melhor do que coisas que lhe surpreendem.
A estória começa contando a tragédia que ocorreu com o Dr. Rômulo Dumond Ventura, seu filho e sua esposa. Um acidente de barco que resultou, infelizmente, na morte do seu único filho Júnior. A partir desse fato a vida de Rômulo nunca foi à mesma, principalmente por não ter conseguido salvar o seu filho. Dr. Rômulo é um médico especialista em medicina genética e ‘aproveita’ do seu sofrimento, para fazer um ‘projeto’ de um filho mutante.
O objetivo dele era criar um ser humano com um DNA alterado para que pudesse ser híbrido, ou seja, tanto viver na água e sem ela, quase um anfíbio. Com o decorrer descobrimos como esse segundo filho nasce e as surpresas que ele esconde. Dennis, assim como é chamado, apesar de certos ‘poderes’, tem também algumas limitações. Mas com o decorrer do tempo e sua idade se elevando ele vai descobrindo novas habilidades, assim como esses percalços vão sendo controlados.
As partes mais interessantes do livro são quando Dennis começa a frequentar o colégio e lá conhece os seus colegas e também como ele e seus pais fazem de tudo para omitir as suas capacidades. Além, claro, de encontrar o seu grande amor.
Com uma linguagem simples, um enredo de várias reviravoltas, Uma Aventura no Atlântico é aquele livro ‘leve’ que você lê uma página e não percebe que terminou.
A única coisa relacionada que não me agradou foi essa capa. Parece até que colocaram "corais" para pesquisar no Google Images. Bem que o livro merecia de uma capa a nível do livro ;)
http://restaurantedamente.blogspot.com/2011/07/resenha-uma-aventura-no-atlantico.html

 

RESENHA do BLOG: O SIMBOLISTA - 30/07/2011

Por Guilherme Franco

 
É com enorme honra que O Simbolista, é um dos primeiros blogs a resenhar: "Uma Aventura no Atlântico", com uma linguagem simples e em 3º pessoa, a autora nos transmite essa história que mescla ficção científica, romance e realidade.
Pela capa, pensei que se tratava de uma estória com crianças perdidas em uma ilha, mas não, tudo começa com Dr. Rômulo que em um passeio de barco com seu filho de 8 anos, acontece um acidente, o menino fica preso nas ferragens e morre afogado; em consequência deste acontecimento, o cientista busca em seu laboratório, embaixo de uma mansão com gigantesco tanques para animais aquáticos e muitos livros, conseguir a criação de um ser que respirasse embaixo d'água e outras habilidades.

Uma leitura como disse, rápida e fácil, porém divertida e emocionante.O trama tem como cenário, o Brasil, em especial a região sul; trata de assuntos atuais com o sequestro de adolescentes(garotas) e o dinheiro, que algumas pessoas entregariam até os próprios parentes em função desse propósito.
Achei legal a citação de músicas como "Sozinho (Peninha, mais conhecido na voz de Caetano)", e "Quem de nós dois (Ana Carolina)", em algumas partes que esse nosso protagonista mostra seu lado artístico.
O livro veio prontinho, mas acho que por ser a prova veio com alguns erros de gramática e ortografia.

Um assunto que uma vez estava na aula de genética e descobri que o Dna são todos "iguais", ou posso dizer "parecidos" de seres vivos, o que muda é os encaixes e a quantidade genes que mudam, e essa ideia ficou em minha cabeça, por parecer "fácil" essas alterações de Dna, desse jeito você poderia cruzar uma planta com um animal e sair outra espécie, por exemplo, sei que esse material de um com outro não se cruzam, mas já vi reportagens na Mundo Estranho de cruzamentos de Cavalo e Zebra, Leão e Tigre, essa parte da biologia ainda está se desenvolvendo, mas se já chegaram a essa classe de cruzar espécies diferentes de felinos, isso pode e vai avançar, e quem sabe alguém já realizou esses tipos de experiência e obteve sucesso?

O livro terminou do nada, e até assustei, estava chegando em uma parte caliente, mas em entrevista, a autora disse que será uma trilogia, o próximo livro já está escrito, mas sem previsão de lançamento, e leiam "Uma Aventura no Atlântico e valorizem essa escritora nacional!!!

RESENHA do BLOG: BATALHA LITERÁRIA - 14/08/2011


Por Lis Volpe

Oi pessoas!!!
Ta tudo bem com todo mundo? Bom, eu espero que sim :)
Hoje apresento para vocês a resenha de um livro surpreendente, Uma Aventura no Atlântico, da querida Márcia de Oliveira.
A Márcia já foi entrevistada aqui no blog, para conferir basta clicar aqui.
Bom, hora de conferir a resenha, espero que gostem.

Dr. Rômulo Ventura é um importante cientista, sempre esteve a frente de várias pesquisas, porém teve sua carreira interrompida após um acidente de barco, acidente este em que perdeu seu único filho. Rômulo nunca superou essa perda, e após esse acidente ficou obcecado em uma pesquisa para criar um ser humano híbrido, um ser humano capaz de sobreviver tanto em terra firme, como embaixo d'água.
Foram dez anos de pesquisa e Rômulo finalmente consegue um real avanço, e com isso acaba implantando o embrião alterado em sua esposa.
E é aí que começa a vida de Dennis.

Dennis cresce como uma criança normal, porém sabe que tem que esconder seu segredo, passa as noites dormindo submerso em uma banheira, tem um tempo limite para ficar sem água, além de ter alguns dons bem estranhos, como provocar choques nas pessoas.
Dennis tenta levar a vida do modo mais normal possível, estuda, trabalha e aos finais de semana ajuda o pai nas pescarias. E é em uma dessas pescarias que ele acaba salvando a vida de Alícia e de sua família, salvando e ficando totalmente encantado por Alícia. Porém surge a dúvida: Alícia seria capaz de conviver com Dennis mesmo sabendo que ele é um mutante? É melhor esconder a verdade de Alícia, para tentar assim um relacionamento com a garota?

O livro tem uma narrativa bem dinâmica e super fácil, em nenhum momento achei a leitura lenta ou cansativa, ao contrário, me vi curiosa a cada página, querendo saber o que ia acontecer com Dennis, saber se Alícia iria saber ou não que ele era muito diferente, curiosa na reação dela... Enfim, é impossível não se envolver com a narrativa.
É um livro bem interessante, nunca tinha lido nada do gênero, a autora foi super criativa, e adorei a escrita dela. É o primeiro livro da Márcia e ela está de parabéns.
A única crítica negativa que tenho é que achei o envolvimento de Alícia e Dennis aconteceu muito rápido, eles sem se conhecerem direito se vêem totalmente apaixonados um pelo outro. Não estraga em nada a leitura, só achei muito rápido.

Espero que gostem da resenha e comentem bastante ^^





 RESENHA do BLOG: MINHA VIDA LITERÁRIA - 27/09/2011

Por Aione Simões
Ao perder seu filho em um trágico acidente de barco, o famoso médico e pesquisador Dr. Rômulo Ventura perde, também, parte de sua felicidade e busca refúgio em seu laboratório, desenvolvendo novas pesquisas com o genoma humano. Sem conseguir se recuperar de seu trauma, o médico passa a buscar um meio de criar um ser que conseguisse respirar embaixo d’água. Assim, consegue, por meio da fertilização in vitro, desenvolver um ser mutante, humano, mas com características diferenciadas. Para concluir os 10 anos de pesquisa e descobrir se foi bem sucedido, bastaria apenas encontrar alguém disposto a servir de cobaia e gerar o ser.
Em um ato irracional, entretanto, Rômulo implanta o óvulo fertilizado em sua esposa sem que essa descubra. A gestação é concluída e, junto com a felicidade de Dóris pela chance de se tornar mãe novamente, chega o remorso de Rômulo por usar sua esposa como cobaia. Percebendo ser tarde demais, o médico decide continuar seguindo em frente, acompanhando a gestação com o máximo de cuidado possível e anotando tudo, como vinha anotando há 10 anos, em seu diário pessoal.  O que ele não contava é que o preço pago pelo nascimento de Dennis fosse tão alto, além do reaparecimento de seu irmão Ribamar, com quem não mantinha contato por problemas familiares.
Esse é apenas o começo de “Uma Aventura no Atlântico”, primeiro livro de uma trilogia que narra as aventuras e a vida de Dennis Ventura, um garoto dotado de características especiais por ter sido fruto de um experimento de laboratório.
Nesse primeiro livro, temos a introdução da história e a apresentação das personagens. Descobrimos como e porquê Dennis foi “criado”, quais os relacionamentos e características das principais personagens e quais os maiores conflitos, que só serão desenvolvidos nos outros volumes da série. Não que esse livro não tenha conflitos, mas os principais não são resolvidos aqui.
A escrita de Márcia de Oliveira é ágil e permite uma fluidez total da história. Apesar de conter 364 páginas, li o livro em apenas um dia. É possível ler muitas páginas de uma só vez sem nem ao menos se dar conta disso, além do fato de que a história desperta a curiosidade para os acontecimentos.

Narrado em terceira pessoa, senti falta, em alguns momentos, de um maior aprofundamento nas reflexões e emoções das personagens. Essas, em sua maioria, acabam nos sendo apresentadas durante os diálogos e gosto de acompanhar o desenvolvimento no interior das personagens, mesmo que a narrativa não seja em primeira pessoa.  Sobre os diálogos, achei bem adaptados às personagens mais velhas, mas não tão próprios para as personagens adolescentes. Apesar de ter inserido gírias e expressões próprias da idade, achei algumas falas não condizentes com a idade, tanto pelas palavras utilizadas quanto pela idéia contida nelas. Mesmo com Dennis, que tem uma inteligência e um grau de instrução acima da média, em alguns momentos o achei maduro demais para sua idade, enquanto senti falta, em seus momentos de imaturidade, de um maior aprofundamento de suas emoções. Porém, esse não é um ponto que atrapalha a história, é apenas uma impressão pessoal.

O fluxo da história é muito rápido. Achei interessante Márcia ter começado a contá-la antes do nascimento de Dennis, sendo que esse é o protagonista, até sua juventude, atingindo a idade de 18 anos. Não apenas por nos fornecer o panorama completo, o que facilita a compreensão dos fatos, Márcia está de parabéns pela originalidade, criatividade e pela inserção de informações a respeito da genética, adorei a história em si e fiquei curiosa para ler a continuação, uma vez que alguns fatos foram sutilmente citados e dão a impressão de que serão conflitos nos próximos volumes. O final, para mim, foi um pouco abrupto, mas, como uma continuação está por vir, não pode ser considerado como incompleto.

Em resumo, o livro é uma boa escolha de leitura agradável e rápida, contando com uma história diferente, já que o protagonista, ao mesmo tempo em que vive conflitos próprios da adolescência, é, também, um tipo de super-herói mutante. Agradeço à Márcia por toda atenção, pela parceria e pela oportunidade de conhecer seu trabalho, com certeza quero continuar o acompanhando!

http://minha-vida-literaria.blogspot.com/2011/09/resenha-uma-aventura-no-atlantico.html


RESENHA do BLOG: BEM PRA MENTE - 14/12/2011

Por Swan Nunes Xavier


Rômulo Ventura, um renomado médico e cientista, após perder seu único filho em um acidente aquático onde, por pouco não morreu também, ficou obcecado com a ideia de que se seu filho possuísse a habilidade de respirar dentro da água, ainda estaria vivo. Pensando nisso, ele dedicou 10 anos de sua vida a uma pesquisa científica, até que conseguiu desenvolver um embrião geneticamente modificado e o implantou em sua esposa, Dóris.

O médico registrava toda a sua experiência em um diário que, certo dia, foi descoberto por Ribamar, seu irmão ambicioso e sem escrúpulos que tenciona tornar o caso público na expectativa de ganhar dinheiro, fama e renome na comunidade científica. Rômulo, preocupado com o destino de seu filho, desmente a estória e desconversa, mas seu irmão fica desconfiado. Alguns meses depois, Dóris acaba falecendo ao dar a luz e Rômulo forja a morte da criança a fim de protegê-lo das más intenções de Ribamar. Ele então passa a cuidar do filho, a quem chamou de Dennis, em segredo e para isso conta com a ajuda de dona Josefa, a diarista que sempre cuidou de sua casa. Mas Dennis não será um segredo para sempre...

Minha opinião? O que mais gostei neste livro, além da criatividade do tema, é claro, foi o tom casual e corriqueiro de que a autora se utilizou para criar os diálogos, utilizando inclusive expressões tipicamente brasileiras. O livro também traz várias referências musicais, como as canções Sozinho (Peninha) e Quem de nós dois (Ana Carolina). Esses recursos proporcionam uma maior sensação de proximidade entre as realidades de personagem e leitor. Isso, por sua vez, torna a narrativa mais envolvente. A única coisa que me desagradou um pouco foi que algumas informações ficaram demasiadamente repetidas ao longo da trama, o que tornava a leitura um pouquinho cansativa em certos trechos. Entretanto, friso que esse detalhe não interfere no fato de que esta obra tem uma ótima proposta e propicia uma leitura realmente prazerosa.

Por hora, é isso, meus queridos. Espero que tenham gostado e que comentem bastante. Façam esta blogueira mega feliz.

Até a próxima! *-*

http://bempramente.blogspot.com/2011/12/resenha-uma-aventura-no-atlantico.html?spref=fb


RESENHA do BLOG: VERBOLOGIAPINK - 28/02/2012


Por Tamilane


Quero deixar uma coisa bem clara logo de início: Dennis Ventura não é (e nunca será) meu cara favorito nesse livro... nem a Alícia, de quem pra falar a verdade não gostei, é minha favorita. Desculpe Marcinha, mas achei a Alícia uma chata total! :D
NÃO!
Meu personagem favorito na série O Híbrido tem nome e sobrenome: Bartolomeu Mascarenhas!
 Gente, eu amei o Bartô! *-*
Mas, vamos a resenha:
Uma Aventura no Atlântico conta a história de Dennis, desde seu nascimento. Sua origem (de uma experiencia genética no laboratório de seu pai), sua infância e adolescência cheias das coisas da idade e de problemas relacionados à sua....situação. O negócio é o seguinte: Dennis tem super poderes!
Durante a história nosso protagonista se envolve nas maiores confusões para esconder dos amigos, e da namorada, que ele é diferente. Dennis pode mergulhar fundo, respirar em baixo d'água, dar choques elétricos... mas não é perfeito!
Minhas cenas favoritas, além de todas em que Bartô aparece, são relacionadas ao ponto fraco de Dennis (não vou contar pra não perder a graça) que rendem muitas risadas. Entre os outros personagens... achei Dona Josefa tão legal! Fiquei um pouco chateada com Dr. Rômulo no começo, mas logo entendi suas atitudes... Odiei o malvado Dr. Ribamar, tio de Dennis e, como já disse, amei o Bartô!
"- Nem precisa responder, já entendi tudo. Vocês resolveram assumir o namoro, não foi? - perguntou Bartô.
- O que você acha Bartô? - indagou Alicia
- Eu? Eu não acho nada, mas ouvi dizer que João do segundo ano, achou um celular no banheiro dos meninos. Você perdeu algum celular? Ainda bem que não foi o meu!"
- pág. 274
Fiquei muito feliz em saber que, no segundo volume da série O preço de um veredicto, Bartolomeu terá participação ativa :) [Já leu o resumo e a capa que publicamos aqui no blog?]
Espero que ele se dê bem no segundo livro com alguma garota legal (não quero dar spoiler, mas já tenho uma favorita hahaha!)
Uma aventura no atlântico, como você pode ver em qualquer resenha que for ler a respeito do livro, pode ser definido como dinâmico, acelerado, veloz... muita coisa acontece na história, muitas reviravoltas... indico para quem curte histórias que parecem prontas para serem filmes de ação... e eu amei o Bartô! (rsrsrsrs)
Obrigada Marcinha pela confiança e por me presentear com sua história! Boa sorte na sua jornada...
Que venha o segundo volume!

http://verbologiapink.blogspot.com/2012/02/uma-aventura-no-atlantico-marcia.html?showComment=1330511800688#c8805747629124669805

RESENHA do BLOG: Diamante Literário - 01/04/2012


Por Denise

Como eu disse na caixinha de correio quando apresentei o livro, estava bem curiosa com a forma que a autora levaria um enredo tão diferente. Diferente pra mim, pois nunca havia lido nada sobre um humano genéticamente modificado vivendo entre os "normais". Porém, o livro não alcaçou as minhas expectativas e logo abaixo vocês vão saber porque.

Dr. Rômulo Ventura, famoso geneticista, perdeu seu filho pequeno afogando durante um passeio no mar, depois disso, ele passa seu tempo dedicando-se a criação de um ser gentéticamente modificado, e consegue. Ele altera seu gênoma, lhe dando algumas características especiais, como respirar em baixo d´água e espera que uma tragédia como aquela, nunca mais aconteça em sua vida. O óvulo genéticamente modificado é implantado em sua esposa e depois de nove meses um híbrido nasce.

O resultado dessa experiência é Dennis, um ser híbrido com poderes especiais e que terá de aprender a conviver com suas diferenças. A princípio ele não sabe o que é, mas ao encontrar o diário do pai, local esse onde ele anotava a evolução dele, ele entende que difere dos outros humanos não só na parte genética, mas também em algumas qualidades. Como Dennis lidará com essa descoberta e o fato de ser híbrido é a grande questão do livro. Aventuras, amor, descobertas, confusões ... tudo isso faz parte de Uma Aventura no Atlântico.

Usando um termo bastante popular: Sou um ser mutante. Uma espécie de humano híbrido, meio terrestre, meio aquático.

O livro é narrado em 3º pessoa, sendo assim, temos a perspectiva do enredo de vários personagens. Lógicamente que Dennis sendo o protaginsta, acompanharemos mais ele do que os outros. Dennis é como se fosse o super-herói da estória, descrito como extremamente lindo e inteligente. É ele quem livrará os amigos de algumas confusões e problemas que surgirão no livro, usando os poderes que o pai acrescentou em seu gênoma. A Alícia é seu par romântico, uma moça que ele salvou de um afogamento e que tiveram um pelo outro amor à primeira vista. Uma personagem no começo mais meiga e ingênua, mas que depois percebos bem apaixonada e que sabe o que quer.

Mesmo o casal principal apresentando caracteristicas que geralmente eu gosto, não consegui sentir empatia por eles. Me pareceu certinho demais o modo como eles se relacionam, no sentido de previsível. A forma como eles se falam e agem eu ja conseguia imaginar antes de ler a próxima cena. O personagem que eu gostei foi o Bartô, amigo do Dennis, tirando a parte cômica exagerada, consegui ver semelhanças entre ele e amigos meus. Isso acabou o tornando mais real pra mim e conseguiu fazer com que eu sentisse afeição por ele.

O modo como o livro terminou também não me agradou. Termina de um jeito que deixa o leitor perdido e que se ele não souber que terá continuação, achará que é algum erro na diagramação. Isso porque não há uma conclusão, mesmo que a ideia da autora fosse que o livro desse margem para o segundo, precisaria ter alguns indícios disso. Não sei se a intenção é começar o segundo exatamente da onde esse paro, fiquei com essa dúvida.

Uma Aventura no Atlântico é o primeiro de uma trilogia, sendo o segundo O Híbrido. Li em uma outra resenha que o Bartô será mais participativo nele, isso me deixou bem contente, pois ele foi o personagem que me chamou a atenção no primeiro e que aparecerá muito muito mais no segundo. O livro não funcionou muito pra mim, mas nada impede que um de vocês que estão lendo a resenha, leiam e achem maravilhoso.

RESENHA do BLOG: VERBOLOGIAPINK - 01/08/2012


Por Tamilane
A sequência de Uma aventura no Atlântico tem de tudo!
Romance, aventura, mistério, ação e comédia correndo pelas 394 páginas que passam voando por seus olhos. A leitura é veloz, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.
Encontramos novamente com Dennis, o híbrido adolescente que tenta levar uma vida normal e esconder dos amigos e conhecidos seus super poderes. Nesse segundo livro, vemos ainda um pouco mais das fraquezas de Dennis, como sua claustrofobia.
Achei bacana a autora (oi Marcinha!) abordar essas fobias e incentivar os leitores, por meio de exemplo do protagonista, a procurar ajudar médica.
Mas, vamos falar do Bartô?
Na primeira resenha que fiz da série, declarei meu amor por esse personagem tão bem humorado e inteligente. O motivo de O preço de um veredicto ser meu volume favorito (até agora) da série, é que Bartô e sua grande curiosidade pelo segredo de Dennis são os divertidos protagonistas da história. Rende cada cena de morrer de rir!

" - Bartô, vampiros não existem, isso aqui não é fantasia, é vida real! - murmurou Dennis, após parar de rir.
- Tudo bem, compreendo sua resistência em me contar seu segredo, deve ser por causa do código de ética dos vampiros, deve ter um código, não?" - pág. 247

"- Bartô! Eu poderia dar uma palavrinha com você um minuto?
- Não fui eu! Foi o Dexter!
- Foi o Dexter o que?
- Foi ele que... Nada, esquece. O que você ia me dizer mesmo?" pág. 67

Na resenha de Uma aventura no Atlântico eu disse que o achava O cara, e ainda acho. Bartô me fez rir muito com suas tiradas e falta de vergonha na cara. Além disso, ele é parte fundamental da história. Ah! E dá um pequeno passo em direção ao amor nesse volume :) Não que eu vá dar spoiler, é claro.
Sobre o resto dos personagens... os amigos de Dennis na escola aparecem mais, além de Doutor Leonardo (amo) e o infame Dr. Ribamar, que tem suas devidas participações. Senti muita falta do Seu Francisco, pai adotivo de Dennis, e sua sabedoria, mas pelo final (não conto, não conto, não conto) podemos perceber que ele vai dar às caras no próximo livro.
Temos ainda um novo personagem! O Edu, que é um carinha muito legal do qual não posso falar muito sem revelar algumas coisas do enredo.  Mas ele era a cara do Joseph Gordon-Levitt na minha imaginação. *o*
Tá, falta falar de alguém.
Mas eu, apesar de todos os meus esforços, não consigo gostar da Alicia, namorada do Dennis. Acho ela chata, mandona e muito manipuladora. Nem mesmo todo o romantismo que o Dennis usa para descrevê-la me faz mudar de ideia. E tem mais! Minha garota favorita na série é a Nádia! Pronto falei!
Mas, ela nunca poderá ser uma garota legal pro Dennis... não posso dar spoiler! rsrsrs
Então, para expressar minha opinião com clareza: leiam esse livro!
A capa está muito bacana, mas o trabalha de edição da Baraúna precisa ser um pouco aprimorado. O que não interfere na qualidade do conteúdo, é claro, mas seria muito importante.
Pra terminar essa resenha, gostaria novamente de agradecer a Márcia por nos confiar seu trabalho, pelo qual ela é visivelmente apaixonada, e dizer que somos fãs até debaixo d'água (não resisti à piadinha) =D
E fiquem com mais uma pérola de sabedoria do senhor Bartolomeu Mascarenhas.

"- Que dramático nada, você não ouviu quando ele perguntou onde estava, caso você não saiba, é a primeira pergunta que desmemoriado faz, a segunda é "quem é você?", e a terceira "quem sou eu?" - pág. 72
http://verbologiapink.blogspot.com.br/2012/08/o-hibrido-o-preco-de-um-veredicto.html
 RESENHA do BLOG: MINHA VIDA LITERÁRIA - 19/08/2012

Por Aione Simões



O Híbrido – O Preço de Um Veredicto é a continuação de Uma Aventura no Atlântico, livros pertencentes a uma trilogia ainda não concluída. O terceiro e último livro está em processo de criação.
Foi visível o fortalecimento da narrativa de Márcia de Oliveira do primeiro livro para esse. Toda a narração, que já era bem estruturada, foi aprimorada nesse segundo volume, principalmente nas cenas românticas. Aliás, a autora caprichou nesses momentos e não poupou a dose de romantismo, adicionando uma quantidade extra de ousadia e sensualidade a essas cenas.
Achei nítidos o cuidado e a preocupação da autora em escrever sua obra. Arrisco a dizer, inclusive, que houve um excesso de cuidado em alguns momentos. Explicando: achei muitos dos diálogos um pouco artificiais, tanto pela maneira como foram escritos quanto pelo seu teor.
No primeiro caso, achei que a linguagem utilizada foi bastante formalizada, o que destoa da faixa etária dos personagens e do próprio gênero do livro. Por ser uma leitura leve, com bastante humor, acho que os diálogos poderiam ter sido mais descontraídos na forma em que foram escritos, e não tão formais. Quanto ao teor, muitas vezes são dadas informações sobre determinado assunto por meio das falas das personagens, em uma tentativa de explicar aquilo que foi dito. Porém, essas explicações eram dadas de forma muito técnica, o que não permitiu uma naturalidade do diálogo. No resumo, acredito que a autora poderia ter relaxado mais na hora de escrevê-los, sem se preocupar tanto com formalidades, simplesmente aproveitado a escrita e se deixado levar pelo ato de escrever.
Devo dizer, também, que o título me levou a um julgamento errado do enredo. Devido aos acontecimentos do primeiro livro aliado ao subtítulo “O Preço De Um Veredicto”, acreditei que um aspecto específico da história seria o tema central desse segundo volume: a relação entre Denis e seu tio, Ribamar. Contudo, apesar de alguns pontos terem sido sim abordados, o intuito foi simplesmente de preparar ainda mais o terreno para o último livro, quando tudo será concluído. Pelo menos, essa foi minha impressão. Devo dizer, também, que não considero esse subtítulo adequado à obra, exatamente por dizer respeito apenas a um capítulo da história e não abrangê-la como um todo. 
Assim, ao já ter ultrapassado metade da leitura, resolvi que era hora de ler a sinopse pela primeira vez para ver, então, se eu estava enganada (como não havia finalizado a leitura, não poderia ter certeza). Então percebi que fiz muito bem em não ter lido a sinopse previamente, pois ela teria me deixado esperando por um desenrolar da história que não se mostrou como parece. A questão é que a sinopse dá a entender que os eventos descritos são o tema central do enredo, que eles darão margem a toda uma série de acontecimentos futuros a eles. Contudo, eles são apenas acontecimentos da história, e não o centro dela.
A história nesse volume não apresenta um ápice, não apresenta a preparação para um evento, o clímax, que será resolvido e finalizado. O livro é um conjunto de situações e aventuras envolvendo Denis e suas características especiais, paralelamente ao desenvolvimento de sua relação amorosa com Alícia. Não houve um conflito central desenvolvido pela história, mas sim vários pequenos acontecimentos, resolvidos cada um em seu capítulo, que, juntos, deram origem ao livro como um todo.
Essa diferença causada pela minha prévia expectativa diminuiu o meu ritmo de leitura e minha percepção sobre ela. Entretanto, o livro me agradou em momentos como nas cenas entre Alicia e Denis e nas falas de Bartolomeu, o Bartô, melhor amigo de Denis e responsável pela maioria das piadas da história.
Em resumo, foi uma leitura que, apesar de não ter apresentado grandes evoluções da história, foi leve, descontraída e finalizada em um clímax, dando a entender que o rumo dos acontecimentos no último volume da série divergirá bastante desse.